As cavernas de Beit Guvrin- Maresha

O Parque Nacional de Beit Guvrin- Maresha fica localizado há uma hora tanto de Tel Aviv quanto de Jerusalem na região da Judéia. Maresha foi uma cidade bíblica que durante o período Romano foi abandonada e os assentamentos que lá existiam migraram para a cidade próxima de Beit Guvrin. Naquele tempo, Beit Guvrin era importante porque ligava as cidades de Lod e Ashqelon à Hebron e Jerusalem.

O Parque Nacional é famoso pelas suas inúmeras e fascinantes cavernas cavadas pelos antigos habitantes que lá moraram e serviam para diversos propósitos: lapidações, cisternas, armazém, casinhas de pombos, tumbas e abrigos para animais.

Em 2014 as cavernas de Maresha e Beit Guvrin foram declarados patrimônio mundial da UNESCO no 38º encontro em Doha, Qatar. As mais de 500 cavernas existentes são importantes pelos seguintes motivos:

  • longo tempo de existencia desde o período Judaico de antes de cristo até os primeiros anos do domínio islamico (século 8 a 10 depois de cristo)
  • os vários grupos culturais que ali passaram e reconheceram as características do gesso ali existente sabendo tirar vantagem do uso do material.
  • as variedades de uso das cavernas
  • o grande número de cavernas contendo 3500 espaços em uma área de aproximadamente 300 hectares

Como visitar Beit Guvrin

Para chegar lá, somente de onibus ou carro (waze Beit Guvrin-Maresha National Park). Valor da entrada: adultos- 28 nis e crianças até 17 anos- 14 nis

Logo na entrada você recebe um mapa que pode ser em inglês mostrando os diferentes pontos (numerados) do parque a serem visitados, os estacionamentos e contando um pouco da história de cada lugar. Começamos no estacionamento A onde visitamos as cavernas 1 a 7, fizemos um picnic próximo ao estacionamento C onde lá se encontram uma lojinha, um banheiro muito limpo e mesas para picnic. De carro fomos para o estacionamento D, onde visitamos a mais famosa das cavernas- a Bell’s Cave ou Caverna do Sino que é estonteante!

Leave a comment