Estive em Amsterdam pela terceira vez em Outubro de 2018 para o que chamei de uma “experiência corretiva”, achei que não era possível que todos gostassem da cidade e eu não. Das primeiras vezes, achei a cidade suja e mal cuidada em comparação à outras cidades européias.
A primeira decisão foi escolher um lugar mais afastado do centro para se hospedar e pesquisando achei que o bairro de Jordaan (se pronuncia Yordaan em holandês) seria perfeito! O bairro de Jordaan fica próximo a Prinsengracht (o canal do príncipe- gracht é canal). Do centro para fora, existem três principais canais nesta ordem: Herengracht, Keizergracht e Prinsengracht. Jordaan é um bairro residencial, com lojinhas indie e bons restaurantes mas que ainda assim é possível ir andando até o centro, onde fica a Dam Square– a principal praça da cidade.

O hotel escolhido foi o Mr. Jordaan, muito pequeno e acolhedor, o hotel conta com um staff jovem e simpático que nos deu a maioria das dicas dos restaurantes. O quarto é pequeno mas novo, moderno e limpo. Tem um pequeno lounge com máquina de café e chá e uma vitrola com uma seleção de discos para escolher. Adorei voltar no fim do dia cansada e aproveitar esse espaco. Não inclui café da manhã, o que não foi preciso porque tem vários cafés perto e a melhor panqueca que comi na minha vida, na Pancake Bakery.
As panquecas fininhas do Pancake Bakery são deliciosas na Prinsengracht 191 O lobby do hotel
Nosso programa..
Como já conhecia a cidade e passei apenas 3 dias meu roteiro incluiu visitas que quis repetir: Casa de Anne Frank e Museu Van Gogh e tempo livre para andar pelos canais da cidade e sentar em restaurantes e cafés.
Aqui o link para compra dos ingressos: https://www.annefrank.org/en/museum/tickets/
No Museu Van Gogh é possível comprar os ingressos na bilheteria do local.
Por todo canto você encontra agências que vendem passeios em Amsterdam e nos arredores da cidade. No primeiro dia, fizemos o passeio de barco pelos canais. Gosto de pegar city tour breve pela cidade assim que chego para ter uma visão geral de onde estou e me localizar. Aí decido onde quero voltar e explorar mais. No caso de Amsterdam, nada melhor que fazer de barco, mas poderia ser de bicicleta, ou de tram- uma mistura de trem com bonde.
Gostaria de ter passeado mais ou feito um picnic no Volendam Park que fica ao lado do Museu Van Gogh e do Rijksmuseum (o maior museu da cidade) mas fica para a proxima.
Onde comer, quase todas as dicas dadas pelo staff do hotel..
- Pancake Bakery
- Bleu- para jantar
- The Butcher- para comer hamburguer
- Pluk- para tomar café da manha
- Winkel 43- para experimentar a tradicional apple pie
- E para quem curte hering com picles…qualquer quiosque de rua!