Stalactites em Israel? Temos!

Em família 3 adultos e 2 crianças, estivemos no shabat na caverna de Avshalom ou Sorek, em hebraico chamada de Mearat Hanetifim. A caverna é especial pelas estalactites/ estalagmites que ali se encontram. Relativamente pequena se comparada a outras cavernas deste tipo no mundo, sua área é de 5000 m² mas as formações de estalactites (de cima para baixo) e estalacmites (de baixo para cima) são lindas! A iluminação artificial com diferentes cores dão um ar especial ao lugar.

As lindas formações são resultado de milhões de anos de água com minerais que infiltram pelas paredes, a água evapora e os minerais vão tomando forma. O curioso que não dá para saber exatamente a origem da água, se foi da chuva de ontem ou uma semana atrás e a temperatura dentro dela é sempre de 25°C. A caverna foi descoberta por acaso em 1968 após uma explosão da pedreira no local, foi mantida fechada para preservação e posteriormente aberta a visita e mantida até hoje pela autoridade nacional de parques http://parks.org.il

O passeio

Localizada entre Jerusalem e Beit Shemesh nas montanhas da Judéia- https://goo.gl/maps/q4siZFha2j9qbGps8

O parque está aberto a visitação todos os dias até 15hrs ou 16hrs dependendo da estação. A visita é sempre guiada, chegando ao local que tem estacionamento à vontade, após comprar o ingresso na bilheteria tem uma escadaria (bem divertida por sinal com placas contando os degraus e informações bacanas) que te leva até uma lojinha. Nessa lojinha você se junta a um grupo e à partir daí a visita é guiada em hebraico. Tem visitas guiadas em inglês, todos os dias às 11hrs e 15hrs exceto no sábado.

Com a guia passamos por um observatório com uma bonita vista para Beit Shemesh e as montanhas e vimos um filme bem curtinho que conta a história do local antes de entrar na caverna. Ao entrar na caverna tive aquela sensação “wow” que me surpreendeu! A guia mostra as diferentes e divertidas formas que podemos encontrar nos estalactites e estalagmites: “pilares”, “espagheti”, “orelha de elefante”, “um casal abraçado” e etc.

As crianças se divertem! E nós tambem, muito 🙂

Outras informações:

  • não é permitido fotografar com flash
  • usar um tênis ou sapato que não escorrega porque dentro da caverna é úmido e escorregadio
  • a visita dentro da caverna dura meia hora
  • Entrada para adultos NIS 28, crianças até 18 anos NIS 14

One thought on “Stalactites em Israel? Temos!

Leave a comment