O “must see” Museu do Holocausto

Localizado em Jerusalém no Monte da Lembrança fica o maior Museu do Holocausto de Israel, o Yad Vashem. Eu conheci o Museu antes de 2005 quando ele foi totalmente reformado e arquitetado por Moshe Safdie. Hoje ele é totalmente diferente do que da primeira vez que estive lá. Moderno em forma de prisma penetrando a montanha como se fosse um desfiladeiro, muito concreto, muito cinza, as galerias são percorridas em zigzag e no final uma rampa dando em uma linda vista. A mensagem de esperança não acalma a alma e apesar de ser uma visita difícil, ela é obrigatória para todos que vem em Israel.

Hall of Names

Desde sua fundação em 1957, o Yad Vashem resgata objetos pessoais, objetos de arte, fotos, gravuras, cartas, documentos encontrados nos campos de concentração e guetos que são exibidos nessas galerias em ordem cronológica- no total são nove galerias. Na parte interna tem ainda o Hall of Names, um arquivo de 3 milhões de nomes de vítimas do Holocausto que foram registrados pelas próprias famílias no memorial. No fundo da sala, uma espécie de biblioteca onde é possível acessar o nome das famílias e buscar mais informação sobre a trajetória durante a guerra.

Além disso, na parte externa do Museu tem outros vários memoriais que podem ser visitados, incluindo o Hall of Remembrance onde hoje são realizadas cerimônias políticas incluindo o Dia em Memória ao Holocausto e o memorial das crianças, relembrando os nomes e idades de um milhão e meio de crianças judias assassinadas durante a segunda guerra.

Informações Gerais:

  • O Museu do Holocausto, Yad Vashem está aberto todos os dias exceto sábados
  • A visita no museu e no campus e grátis
  • E possível alugar fones de ouvido em Portugues, custo de NIS 30

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s