Assim como o país, a culinária de Israel reflete a mistura das origens judaicas e árabes. Judeus vindos de todos os cantos do mundo se encontraram aqui neste país minúsculo localizado no meio do globo terrestre, trazendo suas receitas do Marrocos, do Oriente Médio, dos países do Leste Europeu e do Mediterrâneo. Acrescentamos a culinária árabe-israelense e tudo isso juntomisturado formou o que encontramos hoje em Israel e chamamos de gastronomia fushion israelense, que é na verdade pratos de origem antiga que ganham em Israel um toque diferente e especial.
A comida israelense é muito fresca, saudável, bem temperada, colorida e confesso que sinto o maior orgulho quando falo dela! Além de gostar muito de comer e experimentar coisas novas adoro acompanhar meus amigos que vem de fora, ver a reação deles experimentando algo novo e dar dicas de lugares locais que eles não descobririam sozinhos.
Então resolvi juntar comidas populares (e baratas) que vocês não podem deixar de provar aqui e claro dar minhas dicas de onde experimentar 🙂
Húmmus
O famoso húmmus israelense pode ser comparado ao nosso feijão: tem toda hora em qualquer lugar. Feito de grão de bico, vocês vão esquecer o húmmus que comeram antes, fora de Israel- aqui é outro patamar! O húmmus é fresco, feito na hora, cremoso, às vezes vem quente (amo quando vem assim) e com diferentes coberturas: temperos, cogumelos, favas, ovo, com carne, tem várias opções. Servido com pão árabe fresquin quentin, o jeito certo de comer é com a mão. Pegue um pedaço da pita (pão árabe) e passe no húmmus ou como se diz aqui traduzindo do hebraico: “limpe o húmmus”

Onde comer:
- Abu Hassan– super tradicional começam a servir cedo por volta das 11hrs. Localizado em uma área linda de Jaffa, o restaurante é pequeno e sempre cheio no almoço. Aberto até 15hrs!
- Shlomo and Doron– próximo ao Shuk HaCarmel no bairro cool Iemenita, mesas ao ar livre, no cardápio a variedade foge do tradicional
- Hummus Said– na cidade velha de Akko, é um restaurante fechado com fila na porta. Não tem como deixar passar
Falafel

Essas bolinhas fritas feitas de favas e/ou grão de bico, especiarias e temperos é um must-try em Israel. Dizem que é originário do egito e os judeus que lá estavam aprimoraram a receita e trouxeram para cá. Vegan-friendly e barato (custa em torno de 20 nis), o falafel mais tradicional vem no pão árabe com húmmus, salada de tomate com pepino, picles, pimenta, amba (molho de manga salgado) e tehina por cima. Mas pode ser servido na laffa que é um pão maior ou no prato como bolinho de bacalhau.
Esse da foto é o meu preferido no Hakosem (o mágico) em Tel Aviv! Gosto muito desse lugar. Já na fila te oferecem um falafel, a música ambiente é excelente e o ambiente jovem dá vontade de ficar sentado horas.
Shawarma
O nome shawarma em árabe significa girar e assim ela é preparada: carne sobre carne em um grande espeto vertical que gira na grelha durante horas, a carne fica suculenta pela sua propria gordura que escorre espeto abaixo. Não, não é saudável mas de vez em quando pode!
Durante sua história, a região passou pelo Império Otomano nos anos de 1517-1917 e este prato turco tão popular no Oriente Médio, Europa e Grécia tem um sabor especial hoje em Israel. A carne pode ser de carneiro, frango ou boi e assim como o falafel é servido no pão árabe, na laffa ou no prato.

Onde comer:
Shawarma Bino– localizado no Boulevard Rotshchild, no centro de Tel Aviv, o fundador é o mesmo do famoso Dr. Shakshuka em Jaffa. Tem uma variedade grande de tipos de shawarma, incluindo de vitela e acompanhamentos deliciosos como um falafel de couve- flor. Yummie!
Shawarma Hazan– em Haifa, esse lugar é estilo autenticão. Existe há anos e não muda, mesmos funcionários, mesma shawarma e mesmos acompanhamentos, mas o mais importante, sempre saboroso!
Burekas
As burekas são folheados recheados famosos aqui e conhecidos no Brasil. As diferencas entre as burekas em Israel das burekas no Brasil são o tamanho e os recheios. Aqui elas são grandes e os recheios comuns são de batata, queijo branco salgado, espinafre e cogumelos. Por aqui podemos encontrar burekas em todas as padarias, mercados mas se quiserem provar burekas autênticas, eu recomendo qualquer local no Mercado/ Rua Levinsky em Tel Aviv.
E de sobremesa- Knaffe!!!
Gente, eu não poderia deixar de falar da knaffe…Feito de kadaif (como se fosse um noodles bem fininho) e queijo de cabra, servido quentinho, essa sobremesa é de comer de joelhos, sério!
Não é todo lugar que serve uma boa knaffe mas no Yaffa Knaffe em Jaffa o sucesso é garantido
Beteavon ou Bon Apetite 🙂
Estou me afogando de tanta água na boca.
LikeLiked by 1 person
Estou quase me afogando de tanta água na boca.
LikeLike
Gostei das dicas. Fiquei com água na boca. !!!!
LikeLiked by 1 person