O parque das cachoeiras- Nahal Ayun

Bem pertinho do Líbano, na cidade de Metula extremo Norte de Israel fica o Parque chamado Nahal Ayun. Nahal quer dizer rio e este parque assim como tantos em Israel faz parte da Rashut HaGanim- Israel Nature and Parks Authority.

É longe! De Tel Aviv mais de 2 horas e de Haifa uma hora e meia.

Porque eu quis conhecer?

Bom, primeiramente vi uma foto de uma cachoeira linda e como adoro cachoeiras fiquei interessada. Depois vi que o passeio era uma boa caminhada, segundo informações do parque seriam 3 horas mas se você estiver sem crianças e não for uma pessoa de mais idade, é sempre menos tempo. Em terceiro lugar e para minha surpresa, não se trata somente da cachoeira que vi na foto mas são quatro cachoeiras!!!

Então bora até lá! Em tempos de corona fizemos reserva e pegamos o primeiro horário de 8 às 11hrs, chegamos no parque às 9:30.

Este parque tem duas entradas: uma superior e uma inferior. Como estávamos em um carro apenas nos recomendaram começar pela parte superior, voltar para pegar o carro e visitar por último, a cachoeira Tanur que fica próxima da entrada inferior. Atenção: a trilha não é circular, então se você começa na superior você tem que voltar para o estacionamento superior (ou pegar uma carona, shuttle do estacionamento inferior até lá em cima)

Na parte superior, fizemos a trilha longa e visitamos as cachoeiras de: Ayun, Tahaná (Mills) até chegarmos em um observatório onde de cima vimos a cachoeira Eshed. Deste ponto voltamos tudo até o carro. Foi um passeio de uma hora e meia.

Na segunda parte: estacionamos na estacionamento inferior e fizemos uma curta caminhada (menos de 10min) até a cachoeira chamada Tanur que é a maior de todas com 30mts.

Tanur Waterfall

Passeio maravilhoso! No caminho de carro você vê o Mar da Galiléia, Vale do Hula, o Monte Hermon (o mais alto de Israel) e todo o verde da Galiléia Superior. Dizem que na primavera o volume de agua é muito maior devido ao degelo do Monte Hermon. Por último, no período de banho em Israel (עונת הרחצה) que vai de maio a outubro é possivel entrar na água. Deve ser uma delícia!

Mais Informações:

No waze em inglês tem Nahal Ayun que te leva para o estacionamento inferior

No waze em hebraico tem as duas opções נחל עיון חניון תחתון, נחל עיון חניון עליון

No estacionamento inferior tem banheiros, acesso para cadeirantes, mesas de picnic e toda a infra dos Parques

Se você quiser fazer um passeio curto pode optar por estacionar no estacionamento inferior e visitar somente a cachoeira Tanur mas é totalmente possível fazer a parte superior em qualquer idade

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s