Côte Basque

A Côte Basque ou Costa Basca em português é uma região oeste da Europa que inclui uma parte francesa e uma parte espanhola. Repleta de cidadezinhas e vilarejos de pescadores ao longo da costa, ela é um balneário de férias para ingleses, franceses e europeus no geral. Famosa pela prática do surfe, pela gastronomia basca de frutos do mar e pelas casinhas típicas da região, a melhor época para visitar é de Maio a Outubro. Por ser banhada pelo Oceano Atlântico a temperatura da água é mais fria em torno de 12 a 22 graus, diferente do Mar Mediterrâneo que temos em Israel e na maior parte dos países europeus com temperatura entre 18 a 25 graus.

BIARRITZ

Biarritz é a maior e mais turística cidade da região basca francesa. Ela mistura praias com ondas e uma elegância art- deco. Famosa desde meados do século 19 quando se tornou destino de férias de Napoleon III e sua esposa, a espanhola Eugenie que se hospedavam em um belo palácio que hoje funciona como hotel- o Hotel du Palais. Mais tarde em 1956, um californiano chamado Peter Viertel chegou com sua prancha longboard e inaugurou o surfe na europa. Desde então, o surfe virou febre e em todas as praias da região encontra-se uma escolinha de surfe.

Nosso passeio em Biarritz:

  • Saltamos no hotel Radisson Blu onde próximo tem a descida da Côte des Basques, uma caminhada descendo uma trilha asfaltada
  • Andamos até o Villa Belza que parece um castelo
  • Entramos no Port Vieux e nos perdemos nas ruelas com lojinhas e restaurantes.
  • Visitamos o Aquarium
  • Caminhamos até a Roche de La Vierge
  • De lá, pegamos um trenzinho turístico com audiofones em inglês até a Grande Plage. Preço do trenzinho- 6.50 euros para adulto, 4.50 euros para crianças até 12 anos. Achei um pouquinho caro para somente 15 minutos de viagem, mas estávamos cansados de andar..
  • Na volta sentamos em um quiosque muito simpático chamado Etxola Bibi que serve vinhos, cervejas, aperol e sangrias.

BIDART

Ficamos hospedados em Bidart que fica 10 minutos de ônibus de Biarritz (ônibus numero 13, custa 1 euro que é pago diretamente ao motorista). Bidart é mais tranquila, limpíssima, tem casas lindas e vários acessos a praia com descidas no meio de mata. Entre Bidart e Biarritz, fica o Cité de L’Ocean, um museu com simuladores de surfe e atividades interativas sobre oceano e vida marítima, muito recomendado para quem tem filhos. E possível comprar um ingresso que combina: o Cité de L’Ocean com o Aquarium porém o Aquarium (que fica em Biarritz) é pequeno e menos atrativo que o Cité . Depois da visita ao Cité fomos andando até a praia de Ilbarritz e almoçamos no Plancha. O peixe estava divino!

SAINT JEAN DE LUZ

A vila de pescadores francesa de Saint Jean de Luz é uma graçinha e cheia de vida. Localizada na saída do Rio La Nivelle para o mar, a cidadezinha tem importantes sítios históricos do período de Luis XIV, muitos restaurantes típicos bascos e boas opções de hospedagem.

OUTROS LUGARES DA REGIAO:

  • Bayonne parece uma cidade medieval. Fica acima de Biarritz onde passa os rios Adour e Nive. Tem uma boa área comercial.
  • As cidadezinhas interioranas: Sare, Ainhoa, Espelette. Vale muito a pena pegar o carro e fazer um dia de passeio nessa região parando em cada uma dessas cidades. As estradas, a natureza e as casas são lindas! E possível incluir o passeio de trem La Rhune que infelizmente não fizemos por causa do mal tempo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close